Academia H2O

Você está aqui: Home Natação Infantil Natação Infantil

Natação Infantil

A Natação é um ato de propulsão e auto-sustentação na água com movimentos combinados de braços e pernas que foi aprendido pelo homem através do instinto ou observando os animais.

É considerada um dos exercícios mais completos na atualidade, a ponto de exceder o simples divertimento ou a prática desportiva, para ser utilizado com finalidades terapêuticas na recuperação de atrofias musculares e tratamento de problemas respiratórios. Além disso, é importante como atividade física para manutenção da saúde e como meio de defesa contra afogamentos ou em operações de salvamento.

O oferecimento de atividades motoras adequadas à criança constitui-se em um dos principais fatores que contribuem para o desenvolvimento das suas capacidades. Na criança, um dos principais objetivos para que consigamos um desenvolvimento, em busca de saúde e equilíbrio, é desenvolver o gosto pela atividade, através das atividades lúdicas, prazerosas, com objetivos claros, dentro de sua capacidade psicomotora, fazendo com que ela tenha uma longa vida útil na natação, ou seja, atinja uma vida adulta nadando, e se torne multiplicadora dos futuros nadadores, das novas gerações.

BÊBES (6 MESES - 2 ANOS)

São inúmeros os benefícios que a natação proporciona aos bebês. Além de melhorar a coordenação motora, proporciona noções de espaço e tempo, prepara a criança psicologicamente e neurologicamente para o auto-salvamento, estimula o apetite, aumenta a resistência cardio-respiratória e muscular, tranqüiliza o sono e também previne várias doenças respiratórias.

As aulas são ministradas, com as mães (ou responsáveis) segurando seus filhos e aplicando-lhe os exercícios orientados por um professor.
A aula de natação é, na maioria das vezes, o primeiro local onde o bebê tem a oportunidade do convívio social, é a sua primeira “escolinha”, terá sua primeira professora e seus primeiros coleguinhas de classe. O contato com outros bebês será o início da vida social do aluno. Para a mãe, o contato e troca de experiências com outras mães, certamente, vai ajudar no seu relacionamento com a fase maternal, além de proporcionar novas amizades e aprendizados.

AMBIENTAÇÃO 1 (2 ANOS - 4 ANOS)

Favorecer a adaptação e segurança ao meio líquido, melhorar a capacidade cardiorespiratória, sobrevivência aquática, domínio da respiração, proporcionar a estimulação psicomotora de acordo com o desenvolvimento motor da criança através das técnicas da natação e atividades lúdicas.

AMBIENTAÇÃO 2 (4 ANOS - 6 ANOS)

Favorecer a adaptação ao meio líquido com segurança, promover estímulos psicomotores (afetivos, cognitivos, motores e sociais) de acordo com a idade cronológica. Aprendizagem das técnicas rudimentares da natação e atividades lúdicas como mergulhos, saltos, flutuação, formas de respiração aquática e deslizes e sobrevivência aquática.
O trabalho de preparação para o aprendizado dos 4 nados é equivalente ao que muitos chamam de adaptação.

APRENDIZAGEM (6 ANOS ATÉ 12 ANOS)

Favorecer a aprendizagem e aperfeiçoamento das habilidades psicomotoras no meio aquático. Aprendizagem das técnicas de natação como braçadas, pernadas, respiração e coordenação dos estilos (crawl, costas e peito), aprendizagem rudimentar do estilo borboleta e atividades lúdicas para o aprendizado psicomotor como mergulhos, saltos, flutuação, respiração, deslizes, propulsão e competição.

 

 

Natação Infantil